Minhas filhas queridas , continuem puxando lá de Santiago a cordinha que está amarrada em mim , como combinamos ok??? mas comessem a puxar mais forte , porque hoje foi muito difícil a caminhada. Estou quebrada!
A chuva começou ontem e só parou quando cheguei em Pamplona. Durante o dia inteiro caminhei sem poder parar para descansar pois a chuva não deixava. Passei por parques que seriam um oásis para uma peregrina exausta , (se não fosse a chuva) com muita grama , riachos e árvores frondosas; tudo muito lindo e muito bem cuidado.
Durante este trecho Zuburi/Pamplona não há lanchonetes para se fazer lanches , só pude comer as barrinhas de cereal e castanhas que tinha na mochila, minha garrafa de água esqueci num único lugar que havia no caminho para o peregrino ir ao banheiro(rsrsrs). O caminho foi interminável. Não tem lugar no meu corpo sem dor.
Tenho feito amizades incríveis e tenho me sentido mais segura , pois ontem me perdi feio , entrei numa trilha sem perceber que era o caminho antigo para Santiago ,e neste caminho, as subidas eram dificílimas e o caminho era muito estreito só dava para por um pé na frente do outro pois o mato fechava-se. O pior de tudo é que eu encontrava a sinalização(antiga) então pensava estar no caminho certo. Depois de muito caminhar sem escutar peregrino nenhum na frente nem atras e já fazia um tempo que não encontrava sinais , parei desolada , me apoiei no cajado (ferramenta indispensável para o peregrino) e pensei em voltar a fim de encontrar alguém...foi ai que levantei a cabeça e bem na direção de meus olhos numa árvore a menos de um metro de mim tinha um sinal mostrando que eu estava na direção certa, chorei quando vi aquilo , dei um beijo na árvore e segui ; foram mais uma hora de caminhada por ali e entrei numa cidade , tomei um bom café com bocadilho e continuei caminhando . O espanto foi total quando passei em frente a um cemitério que já havia passado antes . Não quiz acreditar ...tinha me perdido e retornado para o mesmo lugar , a sinalização era do caminho antigo, foi aí que encontrei o casal de brasileiros e perguntei se eles não haviam passado por um cemitério igualzinho aquele , ainda não queria acreditar que tinha dado uma imensa volta dentro de uma floresta de mata fechada e com sinalização que me fazia acreditar estar certa.
O peregrino deve estar sempre atento , pois tem lugares que é fácil se perder.Mas tudo vale quando se está preparado para vencer qualquer dificuldade.
Aprendi a ficar mais atenta.