CHEGUEIIIIIII........!!!!!!!!!
A chegada como não poderia deixar de ser , foi muito emocionante.
No grande pátio em frente à Catedral de Santiago, paradeiro final dos Peregrinos, fiz como os outros: deitei no chão , olhei para cima , onde as torres da Catedral se encontram com o céu e agradeci! juntamo-nos os amigos, fizemos de mãos dadas um pequeno círculo e nos abraçamos! Vi meus amigos peregrinos chegarem, uns chorando , outros gritando, alguns pulando...enfim, todos mostrando de alguma forma o que estavam sentindo naquele momento! eu, ao contrário do que imaginava , cheguei chorando...não sei dizer se era tristeza por ter acabado o caminho ou alegria por ter cumprido meu objetivo...se era um sentimento de realização, ou espanto, ou orgulho de mim... Foi uma mistura de sensações intensificadas pelos abraços calorosos dos amigos...até os olhares curiosos dos turistas eram emocionantes para nós . Um deles pediu para tirar fotos comigo e com um amigo brasileiro que voltei a encontrar neste final , saímos correndo e subimos a escadaria da grande Catedral e lá em cima erguemos nossas mãos!!!
tudo isto exprimia o que estávamos sentindo naquele momento! O que senti quando entrei pelo corredor da igreja era só agradecimento! Foi muito emocionante quando abracei São Thiago e deixei ali as cartas que trouxe do Brasil.
Durante a missa , vários padres falavam , um em cada idioma sobre os peregrinos , diziam , quantos peregrinos estavam presentes de cada país e também de onde saíram. A emoção foi de matar quando ele falou que estava ali , uma peregrina brasileira (eu) que iniciou o caminho em Saint Jean Pied de Port no dia 09 de setembro e fez todo o caminho a pé. Falou o mesmo de meus amigos : o alemão ¨gnomo¨ , um Suiço, uma da Belgica ...(estes os que chegaram junto comigo). Tive muita sorte de assistir no final da missa, a cerimonia do Botafumeiro, que é realizada sempre aos domingos, mas às vezes dependendo do grupo de turistas é feita em outros dias também.
O Botafumeiro é um incensário muito grande pendurado por uma corda . Esta corda é puxada para baixo por 5 padres ou auxiliares , e por causa disto , o Botafumeiro vai de um lado ao outro da igreja como uma grande balança espalhando incenso. É indescritível...ao mesmo tempo que o Botafumeiro começa a balançar , sem esperarmos começa tocar os acordes de uma música nos grandes órgãos ...nos dá um susto de tão alto ...é lindo ...maravilhoso!
[Photo]
Foram 36 dias que caminhei ... tive as mais diversas experiências!
Caminhei muito ... subi e desci montanhas , senti a energia delas em mim.
Caminhei por vales , imensas planícies , atravessei cidades , conheci muitos vilarejos construídos em tempos remotos ...dos romanos ainda...entrei em várias igrejas...fiquei emocionada com tanta beleza e riqueza.
Caminhei por bosques , por trilhas e caminhos com muitas pedras.
Caminhei no meio da lama e na poeira ; na Chuva , no vento forte e frio. Senti frio e senti calor... Preferi sempre a quietude dos pequenos Pueblos ao agito das grandes cidades .
Conheci pessoas de diferentes países , Franceses, alemães, coreanos, belgas suíços , australianos , africanos, italianos etc...
O cansaço sempre deu lugar ao prazer de um banho e uma cama de um albergue ao final do dia ! Às vezes a água fria dos banhos , outras vezes ter que dormir ao chão foram para mim um grande aprendizado .Os albergues mais simples foram os que me proporcionaram as melhores experiências.
Caminhei ao lado de rios e também ao lado de rodovias!
A natureza para mim sempre...em todos os dias ...foi o que mais me encantou!
Fiquei deslumbrada com cada por do sol e com cada amanhecer!
Jamais vou esquecer do brilho das estrelas forrando o céu e da beleza da Lua em suas diversas formas!
Me perdi algumas vezes , mas cada vez que isto aconteceu foi para me mostrar ou ensinar alguma coisa. Tive momentos tão deslumbrantes que nem posso colocar no Blog para não ser chamada de peregrina louca...!!!
Me alimentei muito bem , tomei muito vinho...comi muito chocolate ( e não engordei).
Ri , cantei , pulei , dancei ...enfim ...participei de tudo!
Dormir embaixo das árvores e nos bancos das praças foi para mim experiências encantadoras!Entendi a forma mágica para ser feliz e apreendi entender minha intuição. (Entendi meu eixo central).
Hoje, estou orgulhosa de mim...¨sou uma Peregrina¨ sob todos os aspectos. A proposta que fiz para comigo mesma , consegui realizar : Caminhar os mais de 800 km sem tirar meus pés do chão e carregar sempre minha mochila comigo! Foi, não resta dúvida , minha maior experiência de vida! o maior desafio...venci!
Adquiri uma força interior maior do que eu poderia pensar existir . Limpei minha alma , meu espírito , minha mente . Sou hoje mais completa . Entendo mais sobre espírito , força interior , felicidade , amor , soledariedade!
Acredito que escrevi para vocês somente uma terça parte do que vivi aqui. Queria poder ter escrito mais. Às vezes o cansaço e o pouco tempo no computador me impediram de contar mais experiências...
Deixo hoje para traz um mundo mágico, mas levo comigo toda uma recordação que guardarei para sempre . Cada carimbo de minha credencial de peregrino , representa uma cidade que parei , e cada lugar destes tem uma história diferente.
Ao chegar em Santiago recebi da igreja a Compostelana - certificado de peregrina , com meu nome escrito em latim...vou coloca-lo num quadro (rsrsrsr) juntamente com os carimbos de todos os albergues que dormi (rrsrsrsr)Preferi na maior parte do tempo caminhar sozinha , porque foi no silencio que me descobri. Senti em cada passo , em cada pedra a presença de Deus comigo! Fiz o caminho que minha alma programou, e meu espírito o tornou mais belo , inesquecível! não me prendi a detalhes , conselhos, dicas...e não segui etapas programadas!descobri as surpresas após cada curva , pois elas estavam lá e eram minhas.
Escutei o barulho do vento e o canto dos pássaros ...o som das águas dos riachos e o silencio da natureza! eu fui eu...fiz o meu caminho!!!Estou muito feliz!
Fecho agora a Big Porta do final do caminho e deixo o ¨magic world¨para trás. Tenho que deixar aqui também , pessoas inesquecíveis...verdadeiras pedras preciosas no meu caminho!
Saio feliz desta porta, tenho uma vida lá fora , sou muito feliz, tenho uma família maravilhosa, duas filhas encantadoras , um trabalho e muitos amigos...amigos de verdade!
Isto aqui fará parte de mim para sempre...!
O RETORNO:
Durante minha viagem de volta ,não senti as horas passarem...na longa espera de quase cinco horas no aeroporto Bajaras de Madrid , não reparei que durante mais de duas horas fiquei imóvel sentada numa cadeira distante da movimentação de pessoas , próxima à uma grande parede de vidro que me dava a possibilidade de vizualizar o horizonte...
Não sentia sono nem cansaço , não tinha pensamentos , não estava triste nem alegre...eu estava inerte...ao retornar deste estado a primeira reação foi olhar o relógio , este marcador do nosso tempo , da nossa vida , nossas responsabilidades...reparei nas pessoas se deslocando de um lado ao outro , fazendo compras no Free shop , saindo com sacolas , comentando felizes sobre o que compraram...outras pessoas conversando no celular , homens de negócios com seus lep-tops vestidos elegantemente com ternos e gravatas , resolvendo questões importantes de seus trabalhos , fazendo anotações , comandando , dando ordens , não podendo perder o tempo valioso que passava rapidamente...mulheres elegantes , em seus saltos altos , cabelos impecáveis , conversavam animadamente , iam e vinham de lojas e lanchonetes , olhando de vez em quando os painéis de vôos... nenhum deles porém olhava para fora na imensa linha do horizonte onde a natureza estava oferecendo seu espetáculo diário...o sol estava se recolhendo e enviando uma mensagem singela , silenciosa de paz!!! a paz agora eu entendia que estava dentro de mim...era minha...não importava onde eu estivesse... sabia que não estava mais no Caminho...mas o Caminho estava em mim...
dormi gostoso na viagem , estava relaxada , o retorno agora era a minha realidade e senti-me feliz por isto... minha família me recebeu com uma festa linda, isto foi muito importante para mim ! estou entrando aos poucos na realidade...quero rever todos meus amigos...ler o que escrevi e escolher algumas das muitas fotos para colocá-las no blog!
Agradeço o carinho das mensagens que recebi tanto pelo blog como pelo e-mail !