24 de Setembro de 2008


Fiquei contente ontem quando cedinho saí de Burgos e entrei novamente no caminho pelas trilhas da natureza. Apesar de Burgos ser uma cidade encantadora não tive vontade de ficar lá. Fiquei atordoada com o movimento , as pessoas , o barulho... O Caminho está me impondo as etapas que ele quer: ao caminhar 10 km cheguei numa cidadezinha bem pequena, TARDAJOS , então comecei sentir uma emoção muito grande pois comecei lembrar de meus antepassados. Deitei num banco em frente à uma igreja e Passou pela minha cabeça situações de vida de meus avós maternos , paternos, tataravós etc.
Estava muito gostoso , um sol fraco e um cansaço ainda controlável . Veio falar comigo uma senhora que cuida da igreja e me pediu se eu estava bem. Falei à ela que estava esperando a igreja abrir pois estava com muita vontade de conhece-la por dentro , falei também que não dormia direito à 15 dias e que estava lembrando muito de meus antepassados... O que ela me falou , eu gostaria de ter gravado...me disse que quando fazemos o Caminho em busca espiritual , nossos antepassados caminham conosco. De uma certa forma , limpamos alguns Karmas que passam de geração para geração , sofrimentos, doenças, aflições, vícios , personalidades ruins. Disse-me que alguns peregrinos por serem mais sensíveis (o meu caso) captam muita energia neste caminho e que é por isto que não tenho conseguido dormir e apesar disto tenho tido muita energia para caminhar. Disse-me que parei no lugar certo e que deveria ficar ali descansando. Pediu-me que andasse com os pés diretamente no chão ontem para descarregar um pouco desta energia. Abriu a igreja e disse para eu ficar ali dentro quanto tempo quisesse. Foi maravilhoso... a igreja construída no século XV , guardava ainda em perfeita conservação suas pinturas barrocas , seus altares todos esculpidos e talados em ouro. As imagens dos santos e anjos em arte Gótica. Perdi a noção do tempo. O que senti ali dentro é impossível de descrever em tão pouco tempo na frente de um computador.
Fiquei e dormi no albergue de peregrinos desta cidade. Consegui dormir um pouquinho mais ... cerca de 5 horas...já foi um grande avanço!Hoje caminhei 30 km para compensar a parada de ontem. Já consigo me sentir confortável no desconforto dos albergues...tudo isto faz parte do mesmo caminho...hoje vou dormir no chão , o bom é que tem um colchão!As belezas do Caminho continuam deslumbrantes , tenho vontade de tirar fotos o tempo todo. O outono chegou pra valer aqui na Espanha e o frio está bem forte.
Preciso parar de escrever agora para dar vez para outro peregrino.