20 de Setembro de 2008

É incrível como este Caminho me prepara surpresas a cada dia. Não consegui me comunicar com vocês pois parei em Vilarejos muito pequenos. não havia Internet.Tenho caminhado muito estes últimos dias, são percursos extremamente cansativos por tratar-se de uma região conhecida por LA RIOJA , extensos caminhos sem atrativos sempre cercados de intermináveis plantações de uvas e girassois . Muitas destas terras estão sendo preparadas para novos plantios.Não tem árvores para que nós os peregrinos possamos descansar um pouquinho. O visual aqui é o contrario da região anterior chamada NAVARRA , linda , deslumbrante sempre volteada por montanhas e bosques encantados!




Muitos peregrinos durante esta etapa pegam ônibus pois não querem passar por esta experiência muito cansativa e deprimente.Esta etapa pelos campos de Rioja , terá uma duração de cinco ou seis dias mais ou menos. Segui sozinha este Caminho , num clima de introspecção , pensando em tudo e as vezes não pensando em nada , apenas sentindo as dores e o cansaço. Porém , ontem quando cheguei em Santo Domingo de La Calzada , vi a cidade em Festa , era dia da Padroeira da Cidade ( parece que a Espanha está sempre em festa!) fui em frente passando pela cidade sendo conduzida pelas setas amarelas e fui parar na praça central onde o povo estava reunido esperando uma procissão que já estava chegando. Vi uma igreja grande e entrei para conhece-la. Quando pisei dentro da igreja pela porta lateral uns galos começaram a cantar. Havia lá dentro um altar com uma gaiola bem grande com dois galos vivos . No interior da igreja haviam varias pessoas e uma senhora me falou : ¨Peregrina , os galos cantaram quando pisaste aqui - é sinal de muita sorte¨
Agradeci e escutei a historia dos galos que é bem bonita sobre um galo e um milagre que acabou virando a tradição da cidade ( outra hora conto)... então, qdo um peregrino entra na igreja e o galo canta é sinal de muita sorte. Bom , fui aqradecer aos galos por terem cantado para mim né? saí muito feliz em direção a GRANOM! mais 8 km. Um cansaço tão grande que não sei nem como consegui caminhar ... mas lembrava dos galos e ia adiante.
Nem imaginava o que me esperava em GRANON!!!

Granon é uma cidadezinha muito pequena e tem muita energia espiritual. Existe um pequeno Albergue junto à uma Igreja do século XVI que está sendo restaurada. Era minha intenção dormir nesta cidade pelo alto poder de energia que ali tem e também por ter feito uma caminhada de 30 km.
Ao chegar , o hospitaleiro me informou que o albergue já estava lotado , mas eles não deixam nenhum peregrino sem teto. Me ofereceu então um lugar no chão da igreja em um colchonete. Aceitei ... me explicou que esta igreja estava em reforma e teria muito cheiro de cimento e pó lá dentro... disse a ele que não teria problema... ele ainda me falou que devido à reforma não tinha água quente , o banho teria que ser com agua fria... tudo bem , que seja!!! agradeci à ele e fui me instalar! tomei meu banho gelado (uiiii...) levei meu colchonete e minha mochila para dentro da igreja e escolhi um local para dormir entre a mesa do altar e o altar grande que tem o sacrario. Todos os altares e santos estavam cobertos com grandes plásticos devido à reforma , mas dava para ver que as madeiras dos altares eram todas pintadas com ouro. Lindo demais. Os bancos da igreja não estavam lá , no lugar deles havia pilhas de andaimes de ferro desmontados e vigas de cimento. Todo o chão da Igreja é de madeira. Dava para perceber embora já estivesse escuro lá dentro , os lindos detalhes da arquitetura. Para minha surpresa chegou também ali , uma amiga brasileira que eu havia conhecido nas primeiras etapas do Caminho , foi muito bom , ela ficou dormindo também ali no altar. Chegaram outros dois peregrinos e se instalaram abaixo logo que terminava os 5 grandes degraus antes da mesa do altar. E por último , três peregrinos instalaran-se lá em cima no Coro onde tem o órgao!
O hospitaleiro fez um jantar delicioso para todos nós e depois do jantar fizemos uma oração dentro desta igreja . Chegou a hora de dormir!!! Somente com as luzinhas das mini lanternas , eu e Estela nos instalamos. Achei que iria finalmente ter uma noite dos deuses , achei que aquele ambiente cheio de energia e todo o meu cansaço iriam me fazer desmaiar ! E começou minha noite , me viro para um lado , para outro , o saco de dormir atrapalhando , o colchonete duro , sem travesseiro... eis que um peregrino que estava dormindo lá no órgao começou a roncar... (e eu estava sem meus tampões, achei que não iria ter roncos nesta noite por estar num ambiente tão abençoado e com tão pouca gente)!!! A acústica da Igreja fazia com que o som do ronco se multiplicasse muitas vezes e fizesse eco!!! minha amiga vendo que eu não parava de me virar de um lado para o outro , falou para mim: ¨amiga...te proteges bem dentro do saco de dormir , pois tem um leão solto dentro desta igreja!!!¨ foi o que bastou para que eu começasse a rir sem parar... quanto mais eu ria , mais tinha vontade de rir (não conseguia parar de rir) ela começou a rir de mim... e não conseguíamos mais parar de rir! tínhamos que abafar nosso riso com nossas roupas por respeito aos peregrinos que estavam dormindo mais abaixo, e quanto mais tentávamos parar de rir , mais ríamos, choráva-mos de tanto rir... a barriga doia... Depois de muito tempo , conseguimos enfim parar de rir fazendo exercícios de respiração e escutamos que agora , tinha dois roncos diferentes fazendo eco lá dentro...como foi dificil parar de rir ...mais difícil foi dormir com isto tudo, mesmo porque a história não parou por aí , porque depois disto veio a vontade de ir ao banheiro , e aí foi uma história à parte , pois tivemos que atravessar no escuro e em silêncio toda a igreja , subir pelo coro , passar em frente aos peregrinos roncadores, entrar por um corredor , abrir portas , passar pelo quarto dos peregrinos e depois de mais um corredor e uns degraus nos quais tropeçamos , chegamos em fim ao banheiro ... isto tudo com muiiiito frio ...a volta foi igualmente cômica! quando deitei novamente tentei me concentrar naquele ambiente de muita energia e fiquei olhando para os lindos vitrais daquela igreja ,o teto com lindas esculturas em estilo Românico , agradecendo a sorte que tive de poder estar vivenciando uma experiência como esta , tentei de todas as maneiras não prestar atenção nos sons e consegui me esquentar (pois estava muito frio) e dormir.
Iniciei minha caminhada de hoje sem me sentir cansada. Isto é o que tem acontecido todos os dias. Apesar de nunca ter dormido bem , tenho estado muito disposta pela manhã.Estou agora em Belorado. Combinei com Estela de caminharmos à noite até a próxima cidade. Ela topou! a noite pelo visto estará muito bonita , pois não tem nenhuma nuvem no céu hoje. A lua estará ainda cheia e estaremos caminhando abaixo de um céu estrelado. Vou dormir agora ...sairemos depois do jantar. São 16:00 hrs agora , pretendemos sair por volta de 20:00.