15 e Setembro de 2008
As experiências do Caminho têm sido muito profundas , tenho visto lindas paisagens pois estou na região de Navarra onde tem muitas montanhas, Tenho tido todos os dias alguns momentos muito emocionantes.
Hoje por exemplo , caminhei por uma região com muitos parrerais . Milhares de pés de uvas que produzem o melhor vinho tinto de Navarra.
Os peregrinos podem se servir e comer a vontade os grandes cachos de uva , o que promove ao peregrino uma sensação prezeirosa de poder comer a uva tirando-a do próprio pé e come-la enquanto caminha.
Tive uma experiência especialmente profunda hoje ao colher um cacho desta uva: lembrei-me muito de meu pai (já falecido). Segui emocionada sentindo a presença muito forte dele comigo . caminhei assim por uns dois km até chegar num Pueblo chamado Cirauqui .
Vi então uma igreja muito linda , estilo castelo medieval , toda construída com pedras. Desviei-me do caminho, subi uma ladeira imensa e fui lá perto com a intenção de bater uma foto.Quando cheguei lá, exatamente embaixo da torre que tinha dois enormes sinos , ele começaram a badalar pois era meio dia ( eu não sabia),tocaram as doze badaladas e a surpresa foi tão grande que além das doze badaladas eles (os sinos) tocaram também uma musica. O som era muito forte (consegui gravar) pois eu estava logo abaixo deles! Não resisti e comecei a chorar ! mas a chorar mesmo ! a beleza daquele momento foi muito grande!fiquei ali parada com as lágrimas a molharem meu rosto e lembrando mais fortemente de meu pai.
Não pude entrar na igreja pois estava fechada, então , agradeci a Deus por aquele presente , me virei vagarosamente e comecei a descer a ladeira e neste momento em que estava indo embora novamente os sinos tocaram , desta vez sem a musica , como se despedindo de mim.
Chorei durante mais 4 km tendo também lembranças de minha vida com meu pai...! são estes momentos que o caminho oferece ao peregrino... após este trajeto , entrei num caminho com plantações de chá de camomila , e as borboletas que vi eram inúmeras ... davam voltas em torno de mim , eram de muitas cores e assim continuei meu caminho alegre e feliz apesar do cansaço e das dores no corpo.
Estou em Estella agora, vou jantar com meus amigos !