11 de Setembro de 2008


Albergue de Orissom

Saí ontem pela manha de SJPP !
Caminhando pelas íngremes subidas , ia pouco a pouco, deixando para traz, a linda cidadezinha francesa, já com saudades.
Ao passar pelo pequeno pórtico que dá início ao Caminho, não pude deixar de parar e sentir a emoção que estava tomando conta de mim!
Estava eu ali , a um passo para iniciar este caminho, que espero , seja a experiência mais profunda de minha vida! Fiquei ali parada, por um tempo , prestando atenção no que estava se passando em meu corpo! a respiração acelerada , o coração batendo forte e as lágrimas a molhar meu rosto! não me importei com o tempo que fiquei ali parada , quis sentir e perceber toda aquela emoção , era uma sensação de incerteza e de alegria , medo e coragem...pensei em todos que amo , nas minhas filhas , na minha mãe , na família toda , nos meus amigos...queria que todos estivessem ali junto comigo...lembrei do incentivo que me deram e agradeci a Deus por ter tantas pessoas que gostam de mim! pedi bençãos para cada uma delas...não conseguia controlar meu choro , e foi assim que iniciei o meu Caminho... estava começando ali , naquele momento, o meu Caminho para Santiago de Compostela!
A primeira etapa da subida dos Pirineus, foi uma experiência única e maravilhosa. À medida que ia subindo, as paisagens ficavam cada vez mais lindas , eu ia vendo e admirando, toda a Cordilheira que separa a França da Espanha.










Pirineus

Foram 9 km de subida, até que parei num refugio chamado Orissum, só existe esta casa ali e o ambiente e visual, não poderiam ser mais lindos. As fotos que tirei irão mostrar!










Refúgio de Orisson - Pirineus

Os quartos deste refugio já estavam todos reservados quando cheguei em SJPP , pois era de lá que deveriam ser feitas as reservas ,visto que o local é bem pequeno. Muito gentilmente, o dono do refugio falou por telefone comigo, explicando, que iria dar um jeito de colocar uma tenda no lado de fora do Refúgio, para eu poder dormir!... agradeci e fiquei muito contente, porque se não desse para eu dormir ali , teria que ir direto para Ronceswales , e seria uma caminhada de 27 km de subida num dia só ! não queria me desgastar tanto, já no primeiro dia!...tudo bem , achei até muito bom dormir numa barraca , mas chegou à noite e ele veio se desculpar, dizendo que não tinha mais a tenda para mim , mas que, após o jantar, ele providenciaria um quarto (oba ! um quarto! melhor que a encomenda , pensei!!!). O jantar foi divertidissimo , uns trinta peregrinos mais ou menos , um de cada país. Já conheci meus primeiros amigos ali. O festival de mímicas foi impressionante.
Após o jantar veio o dono falar comigo , explicando que tinha somente um colchão, e que colocaria no chão da lavanderia, junto com outras duas peregrinas, que também tiveram a mesma sorte que eu!!! Vocês não imaginam a noite que passei... tinha duas máquinas de lavar roupas enormes , programadas ... volta e meia elas ligavam e desligavam... e tinha também , uma secadora... cada susto que me davam ! ... isto não levando em conta os varais cheios de roupa. O colchonete que me deram, era de água , bem fininho e de madrugada ele começou gelar , pois a lavanderia ficava no porão e o chão era de lajotas. Não possuia janelas no local , deixei a porta um pouco aberta para ventilar e depois de um tempo fiquei com medo que entrasse alguma cobra , Não consegui dormir , e quando deu 4:30 horas fui lá para fora.
Foi a melhor coisa que eu fiz...!
O espetáculo que vi, compensou tudo o que passei naquela noite.
A lua estava crescente, quase cheia, e as estrelas do céu tinham um brilho que nunca vi igual , as montanhas estavam em cima das nuvens e o luar fazia com que as nuvens se iluminassem lá embaixo...!









Orisson - Pirineus

Foi um presente de Deus para mim ! só pode ser...! fiquei ali , olhando aquele espetáculo e chorando de emoção . O impressionante foi que não fiquei cansada hoje ... eu acho que este presente me encheu de energia! o restante do caminho até Ronceswales (onde estou agora) foi uma subida de 19 km.
Não tem palavras que definam tanta beleza. Levei o dia inteiro para caminhar estes 19 km ...ia parando a cada instante e tirando fotos ou simplesmente admirando! Os rebanhos de ovelhas emitiam os sons dos sininhos, que elas tinham no pescoço, parecia uma musica! tirei fotos lindas , a subida foi extremamente cansativa , a cada 50 mtrs, eu precisava parar, para desacelerar os batimentos cardíacos e estabilizar a respiração.
Eu estava caminhando em cima das nuvens. Foi muito lindo.,O dia estava muito quente , mas a medida que fui subindo, começou esfriar e ventar muito.










Pirineus




Agora estou num Albergue de Peregrinos , que já tem muita historia para contar , colocarei depois no meu diário. Meu tempo está acabando, usa-se o computador com a colocação de moedas, e tem outros peregrinos querendo ler seus e-mails. Vou jantar e depois vou assistir a famosa missa com a benção dos peregrinos.Até qualquer hora , beijos a todos