11 de Outubro de 2008



Monastério de Samos
Muitos peregrinos iniciam suas caminhadas nos últimos 200km. Alguns seguem a pé sozinhos e outros preferem andar em grupos como turistas e deixam suas mochilas numa "Van" que se encarrega de leva-las até o albergue combinado. Acho uma excelente ideia para aqueles peregrinos que não gostam muito de caminhar e querem conhecer um pouquinho o caminho de Santiago de Compostela.
Tenho visto também peregrinos mais velhos fazerem isto ...é muito bom conversar com eles! Por causa disto o numero de peregrinos aumentou nos últimos 200 km , já tenho visto gente nova no pedaço!!! Ontem parei num pequeno refugio chamado Barbadelos , fica mais ou menos a 110 km de Santiago. Agora , a cada Km existe uma coluna feita de cimento com o emblema da Vinheda e mostrando quantos km faltam para a chegada . Isto tem me deixado melancólica ...tenho percebido que já estou sentindo saudades de tudo isto...as marcações me lembram que o final de minha caminhada está cada vez mais próximo...e isto está me assustando...então observo a natureza e as montanhas e sinto saudades de cada passo e cada metro que ficam para traz! ...acho que já é uma despedida...estou descendo as ultimas montanhas !
Antes de ontem fiquei em Samos! Espetacular !!! existe lá um monastério muito grande construído pelos romanos. Fiz uma visita com guia pelo seu interior; o que vi ali é indescritível...pinturas nas imensas sacadas e corredores muito largos , contam a história daquela época. Ali vivem em Clausura Freis Beneditinos que cantaram músicas gregorianas na celebração de uma missa que assisti...estas músicas intercaladas às vezes pelo silêncio e às vezes pelo som de um órgão no interior da igreja imensa permitia uma acústica enorme e fazia com que os peregrinos que ali estavam ficassem emocionados! ...fechei meus olhos e pedi a Deus que conservasse em minha memória pelo menos um pouco da impressionante beleza daqueles sons! Em várias igrejas que conheci é mostrada a imagem do apóstolo Thiago , sempre vestido como peregrino com seu cajado e sua vinheda (concha) , porém neste monastério em pinturas muito bem conservadas pelos anos , é contada a história da decaptação dele e como foi encontrado. Os pátios internos deste monastério possuem uma quietude e uma energia magnífica.
Dormi num albergue ao lado deste monastério e continuo a me degladear com os tampões de ouvido que por sinal ganhei de presente mais um par deles!!!Tenho estado muito cansada nestes dois últimos dias ...acho que a subida do Cebreiro , depois do dia de chuva me afetaram. Achei melhor desistir de ir a Finisterre depois de chegar em Santiago para poder caminhar um pouco menos por dia.
Estou hoje a 90 km de Santiago e pretendo chegar lá dia 15 pois dia 16 jà começa o meu retorno para o Brasil! tenho muitas saudades da minha família , amigos , trabalho...mas estou um pouco insegura com o retorno! não quero pensar muito nisto agora... Vou conhecer esta linda cidade em que estou...tenho falado muito do Brasil para os outros peregrinos , eles gostam de saber falar palavras brasileira como: obrigada ou obrigado , tchau , porque , bonita...é isto que eles falam quando me encontram!!! falo muito das praias brasileiras ...pois para muitos deles é muito difícil ir à uma praia...por isto que costumam seguir o caminho após chegarem em Santiago até Finisterre , pois é uma praia e fica a 90 km de Santiago...alguns amigos meus que têm mais tempo irão à pé! (loucos rsrsrs)...