09 se Setembro de 2008 Relato do Caminho




Ao chegar em Pamplona fui recebida pelo Juan , taxista que me levou até San-Jean-Pied-de-Port na França. Eu já havia contactado ele do Brasil. Foi mais tranquilo para mim chegar na Espanha com alguém me esperando. E lá estava ele no aeroporto, com uma plaquinha nas mãos , e meu nome escrito nela. "Ufa !!! que bom ... estou salva ...pensei! ". Foi um percurso de 100 km até chegar na linda cidadezinha da França chamada San-Jean-Pied-de-Port. A viagem foi linda , atravessamos a cordilheira dos Pirineus que separa a Espanha da França. Era tudo novo para mim, Juan deu-me conselhos lindos ... ele falou que o peregrino deve caminhar olhando a natureza , escutando o silêncio , o barulho do vento ... o peregrino deve abraçar as árvores e sentir tudo que está acontecendo no momento. Agindo assim , irá absorver toda a energia que precisa para chegar ao final , pois aquele peregrino que só olha para o chão e pensa em chegar rápido nos Pueblos provavelmente não conseguirá terminar o caminho, pois o que dá forças ao peregrino é sentir a energia , é vivenciar cada passo dado , sentir o vento , olhar as arvores e escutar os sons da natureza. Disse-me também para eu não ter pressa em chegar , que eu devo ir parando , descansando apreciando e sentindo tudo... adorei escutar tudo isto ... Não me esquecerei de nada...farei meu caminho desta maneira!
Juan deu-me de presente uma Concha também chamada de Vinhedo (símbolo dos peregrinos), e deixou-me em frente ao Albergue dos Peregrinos ...
Todo o peregrino carrega em sua mochila ou pendurada no pescoço uma concha
Daí para frente era comigo mesma !!!



SAN-JEAN-PIED-DE-PORT



Eu estava apavorada !!! sozinha , somente com uma mochila , escutando aquele povo a falar em francês, com uma caminhada de 820 km pela frente ... ohhhhhhhh meu Deus !!! o que vai ser de mim !!!