09 de Outubro de 2008
Muita chuva neste dia !!!Caminhei abaixo de chuva a partir de um Pueblo chamado Vilafranca del Bierzo! ao sair cedinho do albergue garoava um pouco , então começou a sessão "preparação para uma caminhada na chuva" eu só não imaginava que iria chover tanto mais tarde! chovia tanto ...mas tanto...que não tinha o que pudesse fazer para não ficar encharcada...com direito a trovoadas também! nem mesmo os peregrinos que se pareciam com astronautas de tanta roupa especial para chuva conseguiram sair secos desta caminhada! peguei um trecho de asfalto porque me convenceram a não subir um morro que havia pela frente porque seria muito perigoso resvalar para os precipícios por causa das pistas estreitas e das muitas subidas escorregadias! achei bom acatar os conselhos porque achei melhor caminhar junto com meus amigos neste dia... e eles me falaram que pretendiam chegar a Santiago e se eu quisesse chegar também seria bom não ir pela montanha!!! obedeci!!! Era muito engraçado porque havia no caminho uns viadutos e em baixo de cada um, sempre estavam alguns peregrinos agrupados parecendo um bando de pintinhos molhados!!!(rsrsr)Não tínhamos saída , o recurso era seguir em frente porque a chuva forte nos pegou no meio do caminho, tínhamos mais uns 8 km pela frente. Nunca vi tanta chuva em cima de mim...meus pés boiavam dentro de minhas botas , entrava água por tudo, a capa de chuva , a jaqueta de anorak , a mochila suavam com tanta água e tudo o que estava dentro da mochila ficou molhado também ! Um amigo peregrino teve a brilhante ideia de alugarmos uma casa em Vega del Valcarse ; nesta casa tinham 4 quartos , 4 banheiros , sala e cozinha! em cada peça havia um aparelho de calefação (quente! obaaa) . Foi uma disputa de cada cm destes aparelhos para pendurarmos tudo o que tínhamos...botas , roupas , meias , mochilas ...tudo molhado! mas no dia seguinte estava tudo sequinho . Nem acreditei quando vi nos banheiros toalhas de banho felpudas , cheirosas , lençóis nas camas , travesseiros , sabonetes nos banheiros...saímos todos no dia seguinte felizes e sequinhos ! e ao encontrá-los ontem no alto do Cebreiro , uma montanha muito alta que subimos ,( mas desta vez com bom tempo ) foi uma festa ..
O Cebreiro é um ponto muito importante para os peregrinos , pois sobe-se à uma altitude de 1.880 mtrs , lá em cima sente-se a diferença da atmosfera, as casas lá em cima são todas de pedras em estilo Celta , é realmente muito bonito, resolvemos festejar com um bom almoço as 14 horas , estava muito frio e a comida bem quente veio a calhar!!! peregrino não costuma almoçar , come o dia inteiro e janta à noite ! neste dia invertemos a ordem normal , tomamos muito vinho e continuamos a difícil caminhada ainda subindo, cantando e chutando todas as pedrinhas soltas que tinha pelo caminho!!! cada um cantava em seu idioma , virou uma bagunça ... com direito a buzinada !!!
O tempo melhorou muito hoje , estou melhorando de um pequeno resfriado que peguei na madrugada fria de Manjarim. Quero ver se chego em Samos ...cidade muito especial...continuo precisando de muita interiorização e estou apreendendo muito nestes últimos dias, a respeito de intuição! Parei agora em Triacastela só para escrever um pouquinho para vocês...vou fazer um lanche e seguir!