02 de Outubro de 2008


Apesar de toda a torcida organizada aí do Brasil para que enfim eu dormisse bem uma noite , não deu certo! Desta vez não foram os roncadores e sim meus pés! latejavam de dor! tenho melhorado meu tempo de sono...estou em 5 horas dormidas agora...melhor que antes...e levanto super bem disposta!
É impressionante a adrenalina que a maioria dos peregrinos têm quando acordam . A felicidade de iniciar a caminhada é muito grande. O pessoal já sai cantando pelas estradas ...parece um bando de malucos...incluindo eu! em contrapartida Têm outros peregrinos que estão depressivos e com um cansaço físico muito grande, se isolam , chegam nos albergues vão direto dormir...pensam em desistir. Outros estão iniciando nova fase da caminhada agora , pois pegaram um ónibus em Burgos para pularem estas etapas pelos campos de plantações e colinas que eu tenho gostado , mas para eles é um martírio...Aquilo que falei: cada um tem um Caminho!

A rotina nos albergues é assim:
Chego no Albergue quase morta! quando as vilas são um pouquinho maiores posso escolher entre dois ou mais albergues. Sempre prefiro os Albergues privados e não os Públicos (quando tem!!!) então apresento minha credencial de peregrina e eles fazem o registro. Aí começa a função! eles indicam minha cama (beliche) as vezes em cima , as vezes em baixo... e as vezes no chão!!! Estico meu saco de dormir sobre o colchão e forro o travesseiro. Pego minha necessaire e minhas roupas limpas e vou para a nova sessão , que é o banho! nunca sei se o banheiro é só para mulheres ou em conjunto , tipo vestiário de clube...se tem água quente...se são varias cabines de ducha ou se é uma só! quando acabo o banho tenho que enxugar o chão...sempre tem um balde com rodo! então vou lavar minhas roupas! todo o dia tenho que lavá-las ... ai ai! e quando tem Internet no Albergue , corro escrever para vocês...rapidinho!!! depois disto começa a parte boa!!! vamos os amigos que conseguiram sobreviver a mais esta etapa , conhecer o Vilarejo e tomar um café em mesinhas nas calçadas! então é aquele festival de idiomas e mímicas! Às sete horas vamos jantar , o Menu Peregrino e tomar vinho! quando terminamos o jantar voltamos para o Albergue e vamos nos organizar para dormir. Tem também neste meio tempo a sessão Curativos de Bolhas...todos tem alguma! o divertido é ver a chegada dos peregrinos nos albergues...aquele jeitinho de disfarçar que está mancando , mas não consegue!!! tem uns peregrinos que a cada passo chegam quase a se ajoelhar no chão...é muito engraçado...eu também estou nesta, de mancar... e dou rizada dos outros , e de mim mesma... rsrsrs .
As 22:00 hs as luzes são apagadas e boa noite ! é nesta hora que começa a sinfonia !!! As 6:00 hrs da manhã já acordo com o barulho de peregrinos se arrumando para mais um dia!!!

Vou ficar sem me comunicar com vocês por dois ou três dias , pois nestes próximos dias vou ficar em Vilarejos bem pequenos e dificilmente terá Internet!
Tem uma cordilheira linda na minha frente que começou a se mostrar no horizonte à dois dias atrás e agora ela está bem próxima. A partir de amanhã começarei a subir e depois de amanhã passarei a noite num lugar maravilhoso chamado Manjarim que fica no alto de uma montanha depois do famoso Monte del Erro , onde colocarei uma pedrinha que trouxe do Brasil e significa deixar ali tudo de ruim , errado, indesejável! este lugar é muito importante para o peregrino!